DICAS DE SEGURANÇA ALIMENTAR

OVOS – DICAS DE SEGURANÇA ALIMENTAR

Este artigo sobre segurança alimentar, foca-se no tema dos ovos e os cuidados a ter. Os ovos frescos, mesmo com cascas limpas e sem fissuras, podem conter bactérias chamadas Salmonella que podem causar doenças, as chamadas “intoxicações alimentares“.

O que é Salmonella?

Salmonella, é o nome de um grupo de bactérias. A maioria das pessoas infetadas com Salmonella desenvolvem diarreia, febre, cólicas abdominais e vómitos entre 12 a 72 horas após a infeção. Os sintomas geralmente duram de 4 a 7 dias. Algumas pessoas estão em maior risco de doença grave, nomeadamente, crianças, idosos, grávidas e pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos.

Dicas para comprar, armazenar, preparar e servir ovos

Compra

Compre apenas ovos de fornecedores certificados.

Abra a caixa e certifique-se que os ovos estão limpos e sem rachas.

Verifique a data de validade dos ovos

Armazenamento

O armazenamento adequado dos ovos pode afetar tanto a qualidade quanto a segurança alimentar. Manter os ovos em local fresco e descartar a caixa de cartão (mantendo o rótulo junto ao produto).

Preparação

Lave as mãos, utensílios, equipamentos e superfícies de trabalho com água quente e sabão antes e depois de entrar em contato com ovos crus e/ou alimentos crus contendo ovos.

Não é necessário ou recomendado lavar os ovos pois tal pode aumentar o risco de contaminação uma vez que a água da lavagem pode entrar dentro do ovo através dos poros na casca.

Para receitas que exigem ovos crus ou mal cozidos use ovos pasteurizados.