OVOS – DICAS DE SEGURANÇA ALIMENTAR
Este artigo sobre segurança alimentar, foca-se no tema dos ovos e os cuidados a ter. Os ovos frescos, mesmo com cascas limpas e sem fissuras, podem conter bactérias chamadas Salmonella que podem causar doenças, as chamadas “intoxicações alimentares“.
O que é Salmonella?
Salmonella, é o nome de um grupo de bactérias. A maioria das pessoas infetadas com Salmonella desenvolvem diarreia, febre, cólicas abdominais e vómitos entre 12 a 72 horas após a infeção. Os sintomas geralmente duram de 4 a 7 dias. Algumas pessoas estão em maior risco de doença grave, nomeadamente, crianças, idosos, grávidas e pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos.
Dicas para comprar, armazenar, preparar e servir ovos
Compra
Compre apenas ovos de fornecedores certificados.
Abra a caixa e certifique-se que os ovos estão limpos e sem rachas.
Verifique a data de validade dos ovos
Armazenamento
O armazenamento adequado dos ovos pode afetar tanto a qualidade quanto a segurança alimentar. Manter os ovos em local fresco e descartar a caixa de cartão (mantendo o rótulo junto ao produto).
Preparação
Lave as mãos, utensílios, equipamentos e superfícies de trabalho com água quente e sabão antes e depois de entrar em contato com ovos crus e/ou alimentos crus contendo ovos.
Não é necessário ou recomendado lavar os ovos pois tal pode aumentar o risco de contaminação uma vez que a água da lavagem pode entrar dentro do ovo através dos poros na casca.
Para receitas que exigem ovos crus ou mal cozidos use ovos pasteurizados.